Opice Blum Advogados lança folder digital sobre Inteligência Artificial

MicrosoftTeams-image (30)

SERVIÇOS DE IA | A Avaliação de Impacto de Inteligência Artificial é ferramenta prática para auxiliar as organizações a projetar, empregar e auditar tecnologias de IA (incluindo os dados de entrada e saída) de maneira ética e legal. Já a auditoria de IA objetiva trazer transparência ao seu funcionamento, identificando a existência de vieses e mitigando o risco de aplicações potencialmente discriminatórias.

De forma geral, os sistemas de IA apresentam alto grau de opacidade, o que dificulta a compreensão do seu funcionamento pelos usuários. De acordo com parâmetros internacionais, uma IA de confiança deve ser lícita (em conformidade com o arcabouço normativo aplicável), ética (garantindo a observância de princípios e valores éticos) e sólida (tanto do ponto de vista técnico como do social). A capacidade de aprender e de tomar decisões dessa tecnologia faz com que a IA possa atuar de forma autônoma, ou seja, sem controle ou supervisão por parte dos seus programadores e usuários. E isso traz uma série de discussões, como a necessidade de assegurar nesse processo o respeito aos direitos fundamentais dos usuários.

Há, ainda, outros serviços especializados, que estão dedicados a garantir as melhores práticas de IA, como Política de Governança Algorítmica; construção de Termo de Uso e Aviso de Transparência; estabelecimento do Conselho de Inovação de IA; e realização de capacitação e treinamento.

Para explicar esses serviços, posicionando cada um deles na realidade atual de IA, cada vez mais presente no Brasil e no mundo, lançamos hoje um folder digital.

Faça aqui o download.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp