OBA participa de live da Análise Editorial sobre Visual Law

analise editorialNoticia

VISUAL LAW | Nosso advogado Rodrigo Toler participou de live da Análise Editorial e demonstrou a importância do Legal Design para o exercício da advocacia. Para ele, a principal função dessa forma de abordagem é tornar o Direito algo mais simples e entendível para toda e qualquer pessoa.
“Em um de seus livros, Piero Calamandrei escreveu que ‘não é dever do juiz entender; é obrigação do advogado se fazer entender’. Então, o design é uma metodologia para resolver problemas. O ‘juridiquês’ é feito para advogados, enquanto, no final das contas, o Direito é das partes”, disse Toler.
Ainda segundo o advogado, “o Legal Design não está ligado à estética, aos desenhos e às cores, mas à simplificação das coisas”. Ele explicou que, antigamente, o ‘juridiquês’ era uma tradição do Direito, que está cada vez mais superada, pois os próprios clientes sentem necessidade de entender a linguagem dos procedimentos.
Para Toler, o Legal Design demanda maior tempo de atendimento por parte dos profissionais envolvidos. “Isso porque é necessário pensar no público que vai receber o material para elaborar o conteúdo de forma pessoal, customizada”, concluiu.


Assista à live

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp