Comissão do Senado Federal aprova adesão do Brasil à Convenção de Budapeste

senado budapeste_Notícia 2

CIBERCRIMES | A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional aprovou o PDL 255/2021, que trata da adesão do Brasil à Convenção de Budapeste sobre Crimes Cibernéticos. Também foi aprovado o pedido de urgência para votação em Plenário no Senado Federal.

Na Câmara dos Deputados, o PL 255/2021, que trata da mesma matéria, havia sido aprovado em outubro deste ano. No mês seguinte, o Ministério Público Federal (MPF) solicitou urgência para a apreciação do projeto no Senado.

Na condição de Estado Parte, o Brasil deverá cooperar com a elaboração de leis penais para tipificar os crimes cibernéticos. O texto também inclui crimes contra bens jurídicos diversos que se utilizam da informática enquanto instrumento para sua execução, como crimes contra a honra nas redes sociais, armazenamento de imagens de pedofilia e violação a direitos autorais on-line.

A adesão do Brasil como membro pleno depende da aprovação do Congresso Nacional, seguida da publicação do decreto legislativo e, por fim, da ratificação pelo Presidente da República.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp